A ansiedade é uma condição natural do ser humano, um mecanismo de resposta a situações de estresse, perigo ou pressão. No entanto, quando essa resposta se torna excessiva ou persistente, a ansiedade pode se transformar em um transtorno, prejudicando as atividades diárias e a qualidade de vida.
Os sintomas de ansiedade variam amplamente, mas geralmente envolvem sentimentos de medo, desconforto, preocupação, e até mesmo pânico. Outros sinais podem incluir agitação, inquietação, dificuldade de concentração, problemas de sono, intestinais, fadiga, tensão muscular, e sintomas físicos como palpitações, sudorese e tremores.
Para enfrentar a ansiedade, é necessário buscar ajuda profissional. Uma das abordagens mais eficazes é a abordagem Cognitivo-Comportamental, desenvolvida pelos pioneiros Albert Ellis (psicólogo) e pelo Aaron Beck (psiquiatra) nas décadas de 1950/1960.
Influenciados pela filosofia estoica, perceberam que a maneira como pensamos/julgamos (cognição) tem um impacto significativo sobre como nos sentimos e nos comportamos.
A TCC trabalha para ajudar as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento negativos ou prejudiciais que estão causando ansiedade. A ideia é que, ao mudar a maneira como você pensa sobre uma situação, você pode mudar a maneira como se sente sobre ela.
Beck e seus seguidores acreditam que as nossas crenças sobre nós mesmos, os outros e o mundo ao nosso redor têm um impacto direto no nosso bem-estar emocional.
Aaron Beck propôs a teoria da Tríade Cognitiva, onde defende que nossas crenças sobre nós mesmos (autoimagem), os outros e o futuro têm um impacto direto no nosso bem-estar emocional. Estas três áreas formam a “tríade cognitiva” e quando elas são dominadas por pensamentos negativos, podem levar a sentimentos de ansiedade.
Já Albert Ellis, com o conceito de Filosofia de Exigência, postulou que muitas vezes a ansiedade é causada por exigências irracionais que fazemos a nós mesmos, aos outros ou ao mundo. Ele acreditava que ao reconhecer e desafiar essas exigências, podemos reduzir nossos níveis de ansiedade.
Portanto, o objetivo da TCC é ajudar a pessoa a identificar essas crenças e desafiar os pensamentos que estão contribuindo para a sua ansiedade.
A TCC também inclui estratégias como treinamento de habilidades sociais, técnicas de relaxamento e enfrentamento e, também a exposição gradual a situações que causam ansiedade. Tudo isso ajuda a pessoa a desenvolver novas maneiras de lidar com a ansiedade e a melhorar a sua qualidade de vida.
Em resumo, a ansiedade é uma condição complexa que pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. No entanto, graças aos avanços na psicologia, como a TCC, existem muitas estratégias eficazes disponíveis para lidar com essa condição. Se você está lidando com ansiedade, busque um psicólogo.
Lembre-se: a ansiedade pode ser tratada e superada. Você não está sozinho e há muitos recursos para ajudá-lo nesse processo.